Longevidade da Rosca de Extrusão – Revestimentos e Tratamentos

10  |  03  |  2020
0 comentários
253 visualizações

Por John Christiano, vice-presidente de tecnologia  | de extrusão da Davis Standard  |  October 2019

Causas para desgaste da Rosca de extrusão

Existem três tipos principais de desgaste da Rosca de alimentação: abrasivo, adesivo e corrosivo. O tipo e a taxa de desgaste dependem de muitas variáveis que incluem o
alinhamento mecânico do equipamento, as condições de operação utilizadas, projeto da rosca, química do polímero, tipo de aditivos abrasivos (cargas e fibras) e os Materiais de Construção.

O desgaste abrasivo ocorre quando partículas duras suspensas de uma carga polimérica ou pequenas projeções a partir de um rolo de superfície ou levemente abaixo de outra superfície sobre pressão. Isso resulta em uma ação de corte na superfície oposta ou em ambas as superfícies metálicas.

Causas: Partículas duras na matriz do polímero

Ação Corretiva: Utilizar revestimentos mais duros para construção da Rosca e de proteção. Sugestões de revestimentos e materiais estão feitas mais adiante.

Desgaste Adesivo ocorre quando existe contato de metal com metal de duas superfícies em movimento. Os metais, em efeito, aderem um ao outro. A Rosca ao girar, pequenos picos e cumes da Rosca parafuso de alimentação pode colidir e soldar instantaneamente com a rosca de extrusão dupla ou com o barril. Esses pedaços soldados então se soltam enquanto a Rosca continua a girar. Este processo continua enquanto as duas superfícies alternadamente soldam e rasgam material um do outro.

Causas: Contato metal com metal devido ao mau alinhamento, uma força radial, expansão térmica, altas pressões de descarga, condições operacionais incorretas ou
uma Rosca de alimentação empenhada.

Ação corretiva: O uso de equipamento de alinhamento ótico chamado “borescope”, manutenção programada regularmente, utilizar equipamentos adequados como (trocadores de tela, bombas e sistemas de alimentação) e práticas corretas de instalação é essencial.

O desgaste corrosivo ocorre quando um material corrosivo ataca o metal da superfície. Polímeros corrosivos, como fluorcarbonetos, retardadores de chama corrosivos e alguns PVC´s são comuns os culpados. Com desgaste corrosivo, a rosca e a camisa exibem corrosão e aumento da rugosidade da superfície através de um ação química ou eletroquímica não intencional.

Causas: Polímeros que evoluem durante o processamento ou degradam durante o aquecimento ou desligamento; EVA, EMA, EMAA, EAA e outros ionômeros; aqueles que contêm cloro e / ou flúor como PVC, CPVC e FEP, PVDF, ETFE, ECTFE.

Ação corretiva: Selecione os materiais apropriados para construção ou aplique revestimentos de proteção que não reajam com o polímero ou degradação de produtos pelo
polímero (por exemplo, revestimentos de níquel, ligas com alto níquel).

Para ler a matéria completa, clique aqui e baixe o Guia que preparamos para você!

Boa leitura 🙂

Compartilhe

Deixe seu comentário

eleven + 6 =