Resolução de problemas do inversor e do motor – Davis Standard

12  |  07  |  2021
0 comentários
385 visualizações

Resolução de problemas do inversor e do motor

Segurança e Advertência
Observação de perigo: trabalhar em uma unidade elétrica e no sistema do motor é perigoso e pode causar ferimentos ou morte. Todo o trabalho no motor e no inversor deve ser feito por eletricistas qualificados e licenciados. Este informativo de solução de problemas tem o objetivo de ser um guia apenas para oferecer sugestões.

Você começa a notar problemas de velocidade do motor, ruídos altos ou leituras de alta carga do inversor. O que está acontecendo e por onde você começa? Pode ser uma conexão de fiação, um problema de alinhamento ou talvez algo não tenha sido configurado corretamente durante a instalação. Talvez você só precise sintonizar automaticamente o inversor para o motor, que é um requisito comum da maioria dos inversores de frequência atualmente. Seja o que for, precisa ser consertado!

A primeira e mais importante etapa antes de diagnosticar o problema é consultar o manual da unidade e seguir essas instruções. Além disso, faça as seguintes perguntas:

1 – Isso está ocorrendo desde a instalação ou é um novo problema?
2 – Alguma coisa foi alterada em nosso processo, materiais ou procedimentos?
3 – Alteramos recentemente algum componente?
4 – O motor ou o inversor são o problema? Isole a área do problema.

Para verificar o motor, opere-o em uma velocidade definida e segura. Ative a parada de emergência ou outro meio de diminuir a potência. Se o ruído continuar à medida que a velocidade do motor diminui, provavelmente é um problema mecânico. Consulte o OEM ou o fabricante do motor para obter assistência. Se o ruído parar, provavelmente é um problema elétrico e uma solução de problemas adicional é necessária para determinar se é relacionado ao inversor ou ao motor. A quebra do rolamento do motor, um codificador com defeito (se instalado) e fios soltos podem causar desempenho errático do motor. O ajuste e a fiação inadequados do inversor também podem contribuir para o desempenho insuficiente do motor e a regulação da velocidade. Consulte o manual do inversor com relação aos procedimentos de ajuste.

Outro problema comum é a operação básica da unidade. Para unidades que falham ao iniciar, verifique se há um comando na entrada da unidade. Caso contrário, o problema provavelmente é o circuito de controle. Se esta for uma instalação existente que está funcionando bem e o comando não estiver presente, pode ser um componente defeituoso, como um relé, que está causando o problema. Se houver um comando, confirme se não há outras entradas abertas, como uma parada de emergência ou ventilador do motor. Se as entradas externas parecerem satisfeitas e a alimentação for aplicada ao inversor, o problema é interno ao inversor e provavelmente será necessário substituí-lo. Normalmente, as falhas internas do inversor são exibidas no teclado digital do inversor.

Para leituras de alta carga do motor, a primeira etapa é inspecionar o motor e confirmar se a leitura da carga do inversor está correta. A indicação de carga da unidade é calculada com base nas leituras da unidade e pode ser imprecisa se a unidade não estiver configurada corretamente. Se a indicação estiver correta, confirme se o processo está dentro da classificação do motor conforme projetado. Se o processo não foi alterado e o problema é novo, inspecione as conexões mecânicas para confirmar se não há nada que proíba a rotação do motor ou da rosca. Uma temperatura baixa do cilindro pode causar problemas de viscosidade do material, o que afetaria o desempenho e a carga do motor. Se tudo estiver certo, consulte o fabricante do motor ou um centro de reparos autorizado.

Esperamos que essas dicas de solução de problemas ajudem! Para entrar em contato conosco para obter mais informações, envie um e-mail para  faleconosco@byengenharia.com.br .

Grande abraço,

 

 

 

 

 

BY Engenharia representante exclusiva da Davis Standard no Brasil

Compartilhe

Deixe seu comentário

doze − 4 =