Como funciona a transformação de plástico
Existem diferentes processos na indústria de fabricação e comércio de plástico, que auxiliam no processo de obtenção deste material e isso serve, tanto para o processo de criação inicial, quanto para a reciclagem do plástico, que é muito importante para a economia, mas também para o cuidado com o meio ambiente.
Vamos apresentar para você, quais são os principais processos pelo qual o material deverá ser submetido, para que seja possível apresentar produtos de plástico e que tenham, a qualidade necessária de acordo com a sua finalidade.
Da matéria prima ao plástico
Para o processo de transformação de matéria prima em plástico, é necessário utilizar máquinas que sejam específicas para esta finalidade. E a By Engenharia representa as melhores fabricantes de máquinas, especialmente para o processo de extrusão que necessita da utilização de máquinas de alta qualidade, capacidade e elevada tecnologia, para a realização perfeita de cada etapa.
Os principais processos que conseguem transformar a matéria prima em plástico, são:
- Moldagem por injeção – Exemplo de produtos obtidos: potes de diferentes modelos com tampas de plástico.
- Moldagem por extrusão – Na moldagem por extrusão, temos três diferentes modalidades para este processo que podem ser por sopro, filmes e chapas.
- Moldagem por termoformação a vácuo – Exemplo de produtos obtidos: copos e marmita descartável.
- Moldagem rotacional ou rotomoldagem – Exemplo de produtos obtidos: Centro de diversão para crianças, caixas d´água, tanques e galões de grande capacidade.
Cada um desses processos consiste na transformação do material em sua composição inicial, em novos produtos que serão distribuídos e comercializados em cada segmento do mercado. Para isso são utilizadas diferentes máquinas em cada um destes processos de moldagem, resultando em diferentes materiais, conforme apresentados acima.
Do plástico ao plástico
Uma vez que o plástico é feito de um material maleável, é possível utilizar este mesmo material no processo de fabricação de novos produtos. Pensando principalmente na situação global que encontramos atualmente, promover o processo de reutilização e reciclagem do plástico, é um procedimento que sem dúvida poderá trazer grandes benefícios para o cuidado com o meio ambiente, especialmente se pensamos em um projeto realizado de médio a longo prazo.
Geralmente para que um objeto de plástico possa ser levado para o processo de reciclagem, é informado na embalagem do produto através de um símbolo, identificando se pode ou não ser reutilizado.
Para que a transformação do plástico possa acontecer, é necessário a realização de três etapas de grande importância, sendo elas;
- Coleta e separação;
- Revalorização;
- Transformação.
No estágio inicial onde será realizada a coleta e separação do material, será direcionado de acordo com o tipo de plástico que foi utilizado para a sua fabricação. Este processo é importante para não acontecer de diferentes materiais serem colocados juntos, correndo o risco de contaminar ou mesmo estragar a composição do material.
O próximo passo chamado de revalorização, consiste na fase em que o material que foi separado, passa por um processo para que possa voltar a ser uma matéria-prima e então, utilizado novamente.
Por fim, temos o processo da transformação e nesta fase o material que foi derretido poderá ser utilizado para gerar um produto totalmente novo.
Este é o processo básico para a transformação de plástico, que acontece em qualquer tipo de reciclagem. Mas é importante saber também que existem diferentes processos que podem auxiliar na reciclagem como, por exemplo, a reciclagem mecânica, reciclagem química e a reciclagem energética.
A partir de processos como estes que hoje apresentamos, é possível produzir materiais que serão utilizados em diferentes finalidades. Pensar em uma rotina ou mesmo na realização de diferentes atividades sem elementos que possuem plástico em sua composição, já não é mais possível. Por tanto, as grandes empresas continuam diariamente trabalhando para que a transformação do plástico seja realizada cada vez mais com qualidade e segurança, através da utilização de excelentes máquinas que auxiliam neste processo.