Saiu na Mídia!! Serra elétrica Sica para tubos de HDPE, PP-R multicamada e PVDF

16  |  03  |  2021
0 comentários
136 visualizações

Recente a Revista Plástico Industrial publicou um artigo sobre novas tecnologias “verdes” para cortar tubos de plástico. A Sica SpA está investindo em produtos sustentáveis que ajudam a cortar custos de processo e reduzir o consumo de energia e material.
Confira o artígo na íntegra: Equipamento para corte de tubos plásticos evita a geração de pó e cavacos (arandanet.com.br)

Serra elétrica modelo TRKC 160E

Desenvolvida para cortar sem produzir cavacos ou poeira até um diâmetro de 160 mm (6,3 ) ou opcionalmente até 168,3 mm (6 “ PS, 6,6 ) excede todos os limites dos sistemas hidráulicos ou pneumáticos atuais. Na verdade, dentro da nova máquina, todos os componentes hidráulicos e todos os ajustes manuais necessários, nas versões anteriores foram completamente removidos (como o posicionamento dos braços de corte e contra-braços).

Tudo é gerenciado de forma automática e imediata, definindo alguns parâmetros essenciais de um painel de operação, como o tipo de material extrudado, o diâmetro e a espessura do tubo. Cada movimento é elétrico, portanto silencioso, preciso e extremamente repetitivo. Em particular, para a movimentação do braço de corte, a máquina foi equipada com um inovador servo-atuador extremamente compacto que integra o motor e o redutor, e que garante (quando comparado a outros atuadores elétricos disponíveis no mercado) força de impulso superior mesmo em altas velocidades, resistência ao impacto, completa ausência de vibrações e alta eficiência – tudo se traduz em qualidade final superior do processo de corte.

Isso dá controle completo de cada movimento e posicionamento interno. Esta versatilidade permite, portanto, um ajuste automático do posicionamento do braço de corte e do contra-braço, simplesmente definindo o diâmetro a ser processado, e agora oferece maior possibilidade de um gerenciamento inteligente ideal do processo de corte, que é acionado diretamente do painel de operação da máquina dependendo do material selecionado a ser cortado. Na verdade, diferentes algoritmos de corte foram desenvolvidos para obter o melhor desempenho em termos de qualidade de corte e velocidade de execução, entre os quais: uma vez definidos os parâmetros básicos do tubo, o mais adequado para uso é selecionado automaticamente pelo sistema de controle.

Ao mesmo tempo, o desempenho da máquina é maximizado, permitindo a eliminação da inércia do manuseio ou atrasos no tempo total de corte. Para lidar com quaisquer condições operacionais de emergência (ou devido à súbita falta de energia), a Sica criou um sistema híbrido eletroelástico inovador (com patente pendente) que permite que ferramentas de corte sejam fixadas, desencaixando-as de qualquer tubo em trânsito e, assim, superação dos limites intrínsecos típicos, deste ponto de vista, das soluções acionadas eletricamente.

O equipamento padrão é complementado por um display de controle touch-screen com ícones fáceis de interpretar e gerenciar, além da presença de todos os dispositivos de segurança (como as portas de acesso com travas intertravadas e temporizadas) que já constituem equipamento padrão da Sica máquinas de corte.

O TRKC 160E é um novo ponto de referência no panorama das máquinas de corte para linhas de extrusão de tubos de plástico, eliminando completamente ambos os tipos de ajustes manuais e a presença de dispositivos de corte acionados hidraulicamente ou pneumaticamente – eliminando essencialmente as complicações relativas de gestão operacional e de manutenção.

Clique no link a seguir para ver um breve vídeo do YouTube: Sica TRKC 160E

Compartilhe

Deixe seu comentário

20 − 8 =